Banca de jornais de S. Cruztem projeto para estudantes |
Carlos Henrique Orlando, o “Jabá”, tem um projeto para aproximar crianças das revistas e jornais impressos, já que muitas só conhecem os veículos através da internet. A iniciativa atrai alunos de escolas de Santa Cruz e foi até destaque na revista da Dinap, de circulação nacional.
Jornaleiro ensina às crianças o dia-a-dia da profissão
CIDADE — Após ingressar nas redes sociais, proprietário da “Banca do Jabá”, de Santa Cruz do Rio Pardo, diz que vendas aumentaram 40%
Em plena era da internet, muitas crianças esquecem ou até mesmo desconhecem as revistas e jornais impressos. Para resgatar a proximidade deles com a folha de papel, o jornaleiro Carlos Henrique Orlando, conhecido como “Jabá”, em parceria com algumas escolas de Santa Cruz, teve uma ideia que está mudando os hábitos de leitura dos pequenos.Há cinco anos, a “Banca do Jabá” deixou de ser apenas um ponto comercial e se transformou também em um ambiente de estudos. Todos os anos, durante os meses de abril e maio, alunos das 4ª séries de escolas particulares visitam a pequena “loja” de revistas para saber um pouco mais sobre a profissão de jornaleiro. “As crianças fazem muitas perguntas. Querem saber até o motivo do meu apelido. Como elas nasceram com a internet, a banca de revistas se torna algo curioso e pitoresco e incentiva ainda mais a leitura”, disse Jabá.
“Das vendas ao Encalhe” é o nome do projeto que ensina aos alunos o dia-a-dia de um jornaleiro. O dono da banca explica como é feita a separação das revistas e jornais, a forma como os produtos devem ser expostos no balcão, o tempo de permanência de cada exemplar na loja e maneiras de despertar o interesse do leitor.
A iniciativa do jornaleiro foi tão bem aceita pelos estudantes, que ele resolveu se aproximar ainda mais da “geração Z” – termo sociológico que define as pessoas nascidas em meados dos anos de 1990 até os dias atuais. “Jabá” colocou grande parte do conteúdo de seus produtos na internet e modernizou a banca que há 20 anos está instalada na Praça dos Expedicionários. “Resolvi falar a língua da garotada e criei blog, twitter, facebook e messenger (msn)”, informou. O jornaleiro ressaltou que em apenas um mês o blog da banca recebeu 15 mil visualizações. “Depois que eu aderi às mídias sociais, minhas vendas aumentaram de 30 a 40%. Hoje eu tenho cliente até em Minas Gerais e Pernambuco”, disse Jabá.
A ideia do comerciante deu tão certo que a “Revista do jornaleiro — Dinap”, que é publicada a cada dois meses, destacou na última edição de outubro vários jornaleiros que investiram na inovação digital, e a banca do santa-cruzense foi um dos exemplos noticiados. “Eu fiquei extremamente feliz de servir como modelo para outros profissionais. Mas o que me deixa mais contente é saber que estou contribuindo, cada dia mais, com o futuro dessas crianças”, ressaltou “Jabá”.
Agradecimento
Como acontece todos os anos, o 4º ano do Colégio Camões fez uma visita à “Banca de Revistas do Jabá”, que sempre com muita dedicação, empenho e alegria mostra-nos o funcionamento do seu estabelecimento.
Neste ano, nosso trabalho foi publicado na revista “O Jornaleiro”, em jornal de Ourinhos, no blog do Jabá e no Santa Cruz News.
Nosso muito obrigado ao Jabá, não só pela divulgação desse trabalho, mas pelo profissional que é. Sentimo-nos felizes e agradecidos por nos ajudar a entender um pouco mais o mundo da leitura, pelo qual somos apaixonados.
— Profª Maria Helena Pedrotti e alunos do Colégio Camões (Santa Cruz do Rio Pardo-SP)


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