sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Materia do Jornal da Divisa do dia 25/11/2011


O jornaleiro Carlos Henrique Orlando, o Jabá, teve uma ideia diferente para despertar o hábito da leitura em crianças mesmo em plena era da internet. A sua criatividade ganhou destaque na revista Dinap, voltada aos profissionais de bancas de jornais.
Jabá transformou sua banca e, aulas práticas para crianças, que acabam ficando curiosas sobre o conteúdo das publicações impressas. Dessa forma, ele também ajuda os professores a ensinar fora das quatro paredes das salas de aulas.
Segundo Jabá, a tendência moderna leva as crianças ao mundo virtual, ignorando o prazer de se folhear um material impresso e de desfrutar de todo o seu conteúdo. "No dia 30 de setembro foi comemorado o dia do Jornaleiro, mas essa profissão anda meio esquecida por causa da tecnologia, onde os leitores têm um acervo de informações via internet. Para reverter esse quadro, criei blog e divulgo minha banca nas redes sociais, informando os internautas sobre lançamentos e tendências, tudo visando despertar o gosto pela leitura", disse acrescentando: "Há 20 anos tenho banca e percebendo que tudo está indo para o mundo virtual, também me atualizei e criei blog, face, twitter e MSN, para abrir as portas da informação e conhecimento. Hoje tenho mais de mil seguidores que dia-dia acessam minhas paginas e com isso minhas vendas aumentaram. Fico muito feliz, pois ainda é muito prazeroso sentar para ler um jornal e uma revista".
E como Jabá, muitos jornaleiros tiveram que se adaptar na era tecnológica e alguns também já investiram em novas estruturas com computadores com acesso à internet, uma vez que existem varias revistas online hoje. Outros profissionais da área criaram cafés em espaço aconchegante para ler. Isso sem falar nas promoções de acordo com as datas comemorativas. Enfim, os jornaleiros invadiram a era digital para não perder o seu negócio.
Diante de tantas inovações, a Revista do Jornaleiro "Dinap", que circula de dois em dois meses, na última edição publicou vários jornaleiros que apostaram na inovação digital, e a Banca do Jabá não poderia ficar de fora e acabou sendo destaque da última edição pelo seu jeito dinâmico de despertar a curiosidade e gosto pela leitura da garotada.
A revista tem 120 distribuidores regionais e chega a cerca de 30 mil pontos de venda em todo o território nacional. São 16 mil bancas, quatro mil livrarias e revistarias sete mil pontos alternativos e três mil lojas no grande varejo.
A Dinap, empresa do Grupo Abril, tem a maior distribuição de publicações do Brasil. Está há 50 anos no mercado e é responsável por 70% das vendas avulsas de revistas chegando a mais de 2,6 mil municípios brasileiros, o que comprova que o brasileiro ainda lê.
Acesse e confira a Banca do Jabá http://bancadojaba.blogspot.com/2011/11/banca-do-jaba-tem-destaque-na-edicao_730.html
Ficou curioso para ver a reportagem na revista virtual? acesse http://www.calameo.com/read/000076163a10bb927af74 já para ver a novidades da Banca do Jabá http://bancadojaba.blogspot.com/2011/11/banca-do-jaba-tem-destaque-na-edicao_730.html
  
 
 Materia feita por Renata Tiburcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário